Biovet

Como descobrir uma infestação de ratos?

ratazana rato diferencaRatazana: É a espécie mais comum e a mais conhecida no mundo. Tem pelagem cinzenta – acastanhada e o rabo muita das vezes possui o mesmo comprimento do corpo. Possui comprimento corporal de 20 a 25cm e sua cauda vai de 18 cm a 25cm. O macho pesa de 350 grs. a 1 kg. As orelhas são pequenas e os pés apresentam membranas natatórias.


Possuem excelente audição, olfato bem desenvolvido, porém a visão deles é limitada.

São onívoros, comem cereais, sementes, buscam alimentos em cozinhas e lixeiras.

Transmitem doenças como leptospirose, estreptobacilose, criptosporidiose, a febre hemorrágica viral, a febre Q e o síndrome pulmonar por hantavírus.

Para prevenir o melhor é não deixar passagens como buracos que tenham ligações com áreas externas. Verifique as tubulações da sua residência, pois os ratos podem se aproveitar e entrar por ali em busca de algum alimento.

rato de telhadoRato de telhado: Possuem facilidade de procriação, a gestação dura 21 dias e com mais ou menos 3 semanas os filhotes já desmamam. O alcance da maturidade sexual é em 3 meses de vida, andam em grupos de um macho com duas ou três fêmeas e vão se reproduzindo durante toda vida.

Possuem esse nome pois são encontrados no alto dos prédios, telhados, sótãos e forros. São animais de hábitos noturnos.

São espertos e aprenderam a conviver com os humanos, são desconfiados, não se interessam facilmente por algum item novo no ambiente e é difícil enganá-los.

Possuem tamanho de 12,75 a 18,25cm de corpo e 15 a 22cm de cauda. O seu peso é de até 300 grs. Possuem orelhas grandes.

São transmissores de tifo, toxoplasmose e peste bubônica.

A melhor forma de prevenir é fechar os buracos nas paredes, evitar lixeiras mal tampadas e não deixar nos armários os alimentos expostos ou embalagens abertas.

 

camundongoCamundongo: Se trata de uma espécie pequena, tem cerca de 6,5 a 9,5 cm e 6,0 a 10 cm de cauda e seu peso é de 20 a 40 gramas. Possui hábitos noturnos, sua pelagem é branca ou cinza- acastanhada, cauda pelada, orelhas grandes e arredondadas. Conseguem viver de forma tanto solitária como em grupos. Seu olfato é bastante desenvolvido.

Se alimentam de 15 a 20 vezes por dia. São transmissores de doenças e danificam construções.

Para evitá-los o melhor é não deixar acumular objetos velhos e não descartar o lixo de forma indevida.

 

Como descobrir uma infestação de ratos?

Por terem hábitos noturnos, a noite é que saem em busca do alimento. Costumam sempre deixar rastros como:

  • Manchas

Eles têm o hábito de fazer rotas regulares até o alimento, e com o tempo deixam rastros de gordura e sujeira. Normalmente são manchas escuras que podem ser visualizadas nas paredes, móveis e rodapés. Essas manchas aparecem pelo fato de roçarem o corpo contra o local que passam.

  • Roeduras

Roem tudo que veem pela frente, qualquer material.

  • Excrementos

Produzem fezes pequenas (de 3mm a 6mm) e escuras que ficam espalhadas pelos locais aonde passam.

  • Barulho

Produzem ruídos agudos, se tiver uma população grande de ratos poderá ouvir os passos deles percorrendo o telhado por exemplo.

  • Ninhos

Os camundongos por exemplo, constroem ninho para sua prole. Normalmente fazem com restos de papel e tecido rasgados. Facilmente se encontra esses ninhos debaixo de geladeira, fogões e armários.

  • Pegadas

Em locais fechados por muito tempo, há acúmulo de poeira e o pó auxilia na identificação das pegadas desses animais.

  • Odor

Os ratos deixam odor parecido com amônia, é perceptível em locais fechados como armários. Esse odor normalmente vem da urina do rato que é causadora de doenças como a leptospirose.

Como acabar com a infestação?

Primeiro você deve retirar o alimento e fechar as entradas por onde eles entram, essas medidas poderão ajudar a diminuir a infestação. Usar chumbinho não ajuda a resolver o problema, além de ser um produto toxico os animais domésticos podem acabar ingerindo. Para eliminar é necessário investir em um serviço de desratização por profissional habilitado para controle de pragas.

Agradecemos a sua preferência, para entrar em contato conosco, preencha o formulário abaixo. Posteriormente você será redirecionado para conversa do WhatsApp.