Biovet

Como identificar infestação de cupim

Como identificar infestação de cupim

Como saber que tipo de cupim tem na sua casa?

Os cupins possuem 2800 espécies catalogadas no mundo, são perceptíveis pelo prejuízo que causam por onde passam principalmente em locais com bastante madeira. Cada cupim possui sua própria característica.

Se tem estimado que pelo menos 30% das construções na cidade de São Paulo já tiveram algum episódio de infestação de cupins. Por isso a importância de uma edificação apresentar na sua conclusão um certificado de tratamento de pragas.

Os cupins possuem uma organização perfeita. Um exército bem disciplinado. O pior inimigo que você irá enfrentar. Por isso a importância de saber qual tipo de cupim está atacando sua residência para lidar da melhor forma.

Cupins de madeira seca

cupim madeira secaDurante determinadas épocas do ano é comum você vê insetos voando próximos a lâmpadas ou locais com iluminação. Esses insetos nada mais são que cupins, mas na sua forma alada estes são conhecidos como Aleluias ou Siriris, são cupins de madeira seca machos reprodutores, eles estão procurando locais para criarem sua colônia. Tentarão se instalar diretamente no interior da madeira.

Quando terminam a revoada eles pousam para procurar um local para o novo ninho, quando encontram abrigo, forçam as suas asas contra a superfície e as quebram para depois efetuarem o acasalamento com as fêmeas e iniciam uma colônia depositando seus ovos. A partir daí serão o rei e a rainha da nova colônia.

Você identifica facilmente pelas asas deixadas próximos aos locais que atacam. Podem ocupar uma peça inteira de madeira.

Cupins subterrâneos

cupins subterraneosPossuem uma sociedade organizada e são mais agressivos. Seu ataque possui como caraterística principal os túneis de terra.

São animais sensíveis a luz, na natureza cavam tuneis subterrâneos para encontrar alimento, que é a celulose, que está na madeira e nos restos de vegetais.

Eles se alojam em madeira, tecidos, couros e papeis. Estes cupins podem perfurar o próprio concreto em busca de madeira. Tudo é atacado por ele inclusive cabos de telefonia e de eletricidade.  Podem comprometer qualquer estrutura.

Os machos dessas espécies também possuem forma alada como os cupins de madeira. Possuem uma diferença perceptível nas asas: os machos subterrâneos possuem duas veias nas asas com poucas linhas transversais, já os de madeira seca possuem três veias e muitas linhas transversais.

Cupins coleópteros

Também são conhecidos como carunchos e brocas. Das espécies de cupins catalogadas no mundo representa 40%.

A maioria se alimenta de madeira, já uma outra parte se alimenta de cereais como arroz e feijão.

São de fácil identificação pois colocam ovos na superfície da madeira. Depois quando as larvas nascem, se tornam perigosas pois não deixam rastros e começam a se alimentar da madeira causando danos a estrutura em que se alojam.

Conseguiu identificar qual é o tipo de cupim que está atacando sua residência ou empresa? Para acabar com ele entre em contato conosco! Solicite nosso orçamento  para descupinização.

Agradecemos a sua preferência, para entrar em contato conosco, preencha o formulário abaixo. Posteriormente você será redirecionado para conversa do WhatsApp.