Nas grandes cidades é comum ocorrer infestações de pombos. Além de causar sujeira aos monumentos e veículos, é motivo de grande preocupação de saúde pública.

Os pombos têm seu habitat em locais abertos ou semiabertos, se abrigam em locais altos como telhados, beirais de prédios, espaços em instalações de ar condicionados, torres de igrejas e dentre outros locais em que é possível eles posarem.

Suas fezes são causadoras de doenças graves como:

  • Criptococose

É causada por um fungo que se desenvolve nas fezes do pombo, quando inalado, compromete inicialmente os pulmões, conforme vai se desenvolvendo no organismo se espalha para outros locais do corpo por meio da corrente sanguínea, até atingir o sistema nervoso e ocorrer complicações como a meningite.

  • Salmoleose

Também é causada através das fezes secas dos pombos, ao virar poeira essas fezes são levadas pelo vento podendo atingir frutas, legumes e vegetais que se não forem bem lavados podem contaminar as pessoas atingindo seu sistema digestivo.

  • Histoplasmose

É causada por fungos presentes nas fezes dos pombos, que ao serem inalados podem causar febre, calafrios, tosse seca e dificuldade para respirar. O fungo pode se desenvolver e atingir o fígado.

  • Psitacose

Também conhecida como Ornitose é uma doença infecciosa causada por clamídias, as aves como o pombo são um reservatório dessa doença. É transmitida por via respiratória, através da poeira contaminada pelas fezes das aves que estão doentes ou que são portadoras. Os sintomas se assemelham á gripe ou a pneumonia.

Os pombos precisam 3 itens para a sobrevivência que são: Água, alimento e abrigo. Para afastá-los você deve retirar o acesso deles a esses itens.

Dicas de como afastar os pombos

  • Não alimentar os pombos
  • Não deixar a comida dos animais domésticos a vista, manter em locais fechados.
  • Colocar redes de proteção podem ajudar a impedir o acesso do pombo a janelas e portas
  • A Naftalina e Creolina por seu forte odor podem ajudar a espantar os pombos.

Se já possui uma infestação de pombos instalada pode ser que somente seguir essas dicas não sejam o suficiente, então o melhor é chamar um profissional qualificado para fazer o afastamento. A Biovet possui profissionais habilitados para o controle de pragas urbanas como pombos. Entre em contato e faça seu orçamento gratuitamente.

Biovet Serviços  © All Rights Reserved.

Elizeu Medeiros by meagrafica.com